Segunda-feira, 15 de Setembro de 2008

NEUROPSICOLOGIA- AMBITO E INSTRUMENTOS DE ACTUAÇÃO

a) Avaliação funções

A avaliação neuropsicológica tem como objectivo identificar e quantificar déficits cognitivos e comportamentais anomalias que surjam a partir de lesões e disfunções cerebrais.

Neste sentido, inclui a recolha de informação e a preparação da história clínica, neuropsicológica, selecção de testes e de medidas técnicas adequadas, administração, interpretação e diagnóstico, tratamento planejamento, implementação do relatório escrito e disseminação das informações.

Os objectivos específicos da avaliação são os seguintes:

1. Contribuição no diagnóstico diferencial (por exemplo, a demência senil tipo Alzheimer versus normal envelhecimento ou deterioração da depressão).

2. Delimitação e quantificação das funções alteradas devido a lesões  focal ou difusa do sistema nervoso central (por exemplo, doença vascular cerebral, traumatismo crânio-cerebral, infecção).

3. Criação de base para o controlo do progressivo  do dano cerebral ou processos de cobrança (tais como tumores, doenças desmielinizantes, trauma crânio-cerebral).

4. A avaliação da eficácia das intervenções terapêuticas de natureza médica, cirúrgica ou psicológica (tais como testes drogas, ressecção de tecido líquido cefalorraquidiano derivação de válvulas, tratamento de afasia ou terapia cognitivo-comportamentais).

5. Determinando o rescaldo cognitivo, social e de trabalho decorrente do envolvimento do sistema nervoso central para os tribunais, bem como as suas implicações laborais, educativas e sociais.

6. Avaliação do estado de estado cognitivo e afectivo para a formulação de estratégias de reabilitação e desenho intervenções.

 

b) Funções de tratamento e / ou de intervenção

A intervenção neuropsicológica envolve a aplicação de técnicas de avaliação e tratamento específico das diferentes desordens comportamentais e cognitivas, em resposta de ambas as actividades individuais e sociais intervenção clínica.

O tratamento envolve a identificação das metas e necessidades intervenção, a intervenção programa formulação, implementação e acompanhamento de adaptação do programa às necessidades e avaliar a eficácia do tratamento.

Activos de tratamento ou de intervenção:

1. Reabilitação neuropsicológica. Intervenção terapêutica com a finalidade de optimizar a recuperação da função cognitiva (atenção, a linguagem, memória ...) em causa e facilitar estratégias para compensar o déficit. Também inclui o tratamento de distúrbios emocionais e de comportamento associadas com a lesão em si, a fim de facilitar o processo de adaptação da pessoa.

2. Estimulação neuropsicológica e Interacção visam estimular as funções preservadas com o objectivo de manter a autonomia do paciente o maior tempo possível.

c) Funções consultivas

Tornar a serviços de aconselhamento aos pacientes e seus familiares, profissionais de saúde e organizações (escolas, tribunais, empresas de seguros, reabilitação unidades, etc.)

O papel consultivo inclui:

1. Comunicação dos resultados da neuropsicológicos diagnóstico, prognóstico e orientação terapêutica.

2. Relatório em matéria de serviços e neuropsicologia das suas funções.

3. Educação em matéria social distúrbios neuropsicológicos.

d) Funções de Investigação

Ela inclui a concepção e selecção dos temas e das linhas de investigação, a revisão da literatura relevante, de supervisão do desenvolvimento e evolução da investigação e da avaliação e da publicação dos resultados.

 

 

e) Funções de ensino

Envolve planejamento e concepção dos cursos e currículo do ensino e da utilização das técnicas e metodologias de ensino eficazes.

 


publicado por neuropsicologiaonline às 04:27
link do post | comentar | favorito

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. NEUROEDUCAÇÃO:)

. Discalculia

. O Modelo de Pribram

. REDES

. A EQUAÇÃO DO AMOR

. Como funcionam os trilhos...

. Ética: nanoprodutos e inv...

. WAKE UP CALL... YES LOVE ...

. I M THE MOUTAIN I M THE S...

. NEUROPSICOLOGIA ONLINE

hits
online